Números da Liga

Luís Avelãs
Luís Avelãs Jornalista

Quando um Vitória fica 'alérgico' a derrotas

Mais um jogo, mais uma vitória… do Vitória de Guimarães (desta vez obtida no terreno do homónimo de Setúbal). Os minhotos continuam em alta nesta fase da Liga, vão numa sequência de seis triunfos e não conheceram o sabor amargo da derrota nos últimos dez compromissos relativos ao campeonato, mais concretamente desde o dia 11 de fevereiro. Pelo meio, com naturalidade, o quarto posto – e o acesso à Europa – está no ‘bolso’.

Pedro Martins tem mesmo razões para estar satisfeito com o rendimento dos seus homens, pois para além da recente ‘alergia’ aos desaires, a equipa minhota fez golos em todos esses dez duelos e, mais notável, nas 31 jornadas já realizadas apenas uma vez perdeu dois embates seguidos (em Paços de Ferreira e na receção ao FC Porto, em ambos os casos por 2-0). E, curiosamente, antes de iniciar esta sequência notável de uma dezena de jogos sempre a pontuar.

Ainda assim, convém salientar, os vimaranenses não apresentam a melhor sequência sem derrotas em curso na competição. O Sporting, apesar de há muito tempo estar fora da corrida pelo título de campeão (não matematicamente mas de forma assumida até pelos responsáveis), não perdeu nos últimos 11 jogos (o derradeiro desaire ocorreu no Dragão); o líder Benfica não cai há 12 (desde a deslocação aos Barreiros para defrontar o Marítimo) e o FC Porto há… 28 (a única queda foi na ronda 3, em Alvalade, por 2-1 e depois de ter estado em vantagem).

Até ao final da prova, o Vitória de Guimarães tem um calendário interessante, pois joga mais duas vezes diante dos seus fervorosos adeptos e contra equipas relativamente acessíveis (Arouca e Feirense) e já com a situação classificativa praticamente definida. A única deslocação fora é… à Luz. Na primeira volta, é certo, as águias triunfaram no Minho, mas convém recordar que os vimaranenses ainda não perderam na Grande Lisboa esta época: triunfo no Estoril e empates no Restelo e em Alvalade…

SABIA QUE...

» O Sporting tem tantos golos sofridos quanto os dois primeiros? Os leões – apesar de apresentarem (a par do Marítimo) a terceira defesa menos batida – já encaixaram 30 golos na Liga, à média de 0,97 por encontro, enquanto o FC Porto apenas permitiu 14 e o Benfica 16.

» Só o Sporting beneficiou duas vezes de mais do que um penálti no mesmo jogo? Antes dos dois a que teve direito nesta ronda, em Braga, na jornada 25, então em Tondela, os homens de Alvalade tiveram ao ser dispor três. Curiosamente, em ambas as ocasiões, houve um desperdício. Agora foi Adrien, antes Bas Dost.

» O Feirense já ultrapassou a fasquia dos 100 cartões? Nesta altura, após os seis no derradeiro jogo, a equipa de Santa Maria da Feira totaliza 100, com 96 amarelos e 5 vermelhos.

» O Nacional só marcou mais do que um golo em três jogos? Os insulares apenas acertaram nas balizas contrárias em 14 partidas e o último encontro em que festejaram mais do que uma vez foi perante o Tondela, a 11 de dezembro, na jornada 13.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.