Números da Liga

Luís Avelãs
Luís Avelãs Jornalista

V. Setúbal também é líder

Após derrotar o FC Porto, o Sporting recuperou o comando da Liga. Curiosamente, amanhã, no Bonfim, defronta outro líder. Não, não é engano, o V. Setúbal é mesmo a melhor equipa do Campeonato se contabilizarmos só os resultados registados ao intervalo. Nessa tabela, os sadinos aparecem com 32 pontos: mais 1 do que o Sporting, 2 face ao FC Porto e com o Benfica a 6 de distância. Improvável... mas verídico.

A equipa de Quim Machado tem feito uma prova bastante interessante. Tanto que, em quinto, está em zona de acesso à Europa. Porém, os setubalenses podiam surgir bem melhor na classificação real caso, nas segundas partes, tivessem um desempenho parecido com o dos primeiros 45 minutos, fase em que ostentam nove vitórias, cinco empates e apenas um desaire, com 14 golos marcados (como Sporting e Benfica) e 4 sofridos (tantos quanto o FC Porto e apenas atrás dos leões, com só 1 golo encaixado).

Com especial aptidão para os jogos fora, o V. Setúbal chegou ao intervalo a vencer em Coimbra, nos Barreiros, na Choupana, em Moreira de Cónegos, no Restelo e em Tondela. E no Dragão seguia empatado! Em casa, levava de vencida Boavista, U. Madeira e Sp. Braga, mas apresentava igualdades com Rio Ave, V. Guimarães, Estoril e Arouca, para além do desaire com o Benfica.

O problema é a quebra após o recomeço. As segundas partes transformaram os 32 pontos do intervalo em apenas 22 no final. Vale o 5.º lugar, mas a perda de 10 pontos é a maior na prova. As formações que mais se aproximam desta baixa de rendimento são Rio Ave e Académica, cedendo, porém, apenas 4. Nos golos, os dados do V. Setúbal também caem a pique (13-18), ao ponto de só o Belenenses (20) permitir mais remates certeiros nessa fase.

Mas há outro entrave: ter só uma vitória em casa (como Tondela e Boavista, os dois últimos) em oito jogos. E amanhã, em novo teste no Bonfim, o opositor é o Sporting... o líder real.


Sabia que...?
  • Só agora o Tondela festejou mais do que um golo? Foi em Vila do Conde, onde a equipa de Petit fez três e alcançou a primeira vitória fora na prova.
  • Após ter sofrido golos nas quatro primeiras rondas, o Sporting é agora a defesa menos batida? Rui Patrício só viu a sua baliza violada três vezes nos últimos 11 encontros.
  • O P. Ferreira vai em três jogos seguidos a beneficiar de penáltis? Esta é uma sequência que nenhuma outra equipa teve ao longo da temporada.
  • O Marítimo continua a dominar o ranking das expulsões? Os insulares já somam 12... em 15 jogos. A época passada, as equipas mais 'avermelhadas' (V. Setúbal e Boavista) concluíram a competição (34 duelos) com as mesmas 12 expulsões!
  • Na jornada 15 metade das equipas (9) teve 5 cantos a favor? Na ronda anterior nem uma apresentou esse registo.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais