Última sentença

Luís Pedro Sousa
Luís Pedro Sousa Chefe de redação

Desperdício

"Se sentíssemos que [a Taça da Liga] era muito importante, teríamos apostado noutra equipa em Portimão e teríamos ganho." As palavras são de Jorge Jesus, foram proferidas anteontem, na conferência de imprensa de antevisão do jogo de Arouca, e deixam transparecer que os objetivos do Sporting para a época em curso estiveram envoltos numa série de equívocos.

A mudança de discurso de ontem, depois de consumada a eliminação, conta agora muito pouco. Tem, aliás, o efeito contrário. Numa primeira fase, o treinador dos leões parecia dar corpo ao adágio "quem desdenha quer comprar", não assumindo o elevado risco corrido em Portimão. Após esta atabalhoada alteração retórica e as contradições das últimas horas, percebe-se que apostou num tabuleiro, descartando precipitadamente os outros.

Consumada a eliminação da Taça de Portugal, o calendário dos leões não ficou assim tão sobrecarregado. A conquista do campeonato sempre foi a meta prioritária, mas não devia assumir-se como objetivo único, até porque o plantel do Sporting é suficiente em quantidade e qualidade para que os adeptos leoninos sonhem com vitórias em todas as frentes, tal como acontece com os de Benfica e FC Porto. Conquistar todas as provas é quase impossível, mas descartar à partida a esmagadora maioria delas parece um desperdício e um contrassenso.

O sucesso da época leonina não está, obviamente, comprometido, mas há agora muito menos margem de erro. Neste contexto, não ganhar o campeonato será uma frustração, ao mesmo tempo que a responsabilidade de uma boa carreira na Liga Europa passou a ser muito maior.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.