Última sentença

Luís Pedro Sousa
Luís Pedro Sousa Chefe de redação

Valores nacionais

Três grandes lições podem ser retiradas da vitória portuguesa no Euro’2016. Os princípios não constituem qualquer novidade, é certo, mas, ou pela exposição excessiva de um outro protagonista, ou pela ânsia de se assistir a um espetáculo quase proibitivo nestas circunstâncias, nem sempre lhes é dado o devido valor.

Portugal provou, em primeiro lugar, que só um grande coletivo é capaz de conquistar uma competição deste nível. A Seleção é campeã da Europa porque conseguiu formar uma equipa tão forte que – e não há melhor exemplo – mesmo sem Cristiano Ronaldo derrotou a França, cujo favoritismo aumentara exponencialmente à passagem dos 25’, quando o craque foi forçado a abandonar o campo.

O título europeu também só foi possível pelo trabalho extraordinário do selecionador. Fernando Santos esteve irrepreensível em várias facetas. Formou um grupo coeso, ganhou a confiança cega dos jogadores e mostrou-se exímio em termos motivacionais e técnico-táticos, em que preferiu a objetividade ao romantismo. A vitória sobre França, na final, só se tornou possível pela leitura de jogo do técnico português.

Não menos importante foi, por outro lado, a condição física dos jogadores, bem visível nas partidas disputadas no prolongamento. Enfim, um coletivo solidário, um selecionador de várias valências e um staff técnico/médico competente construíram o campeão europeu.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0