De olhos na bola

Octávio Ribeiro
Octávio Ribeiro Diretor-geral da Cofina

A gestão de Vitória

O Benfica venceu o Zenit. Os adeptos estão eufóricos. É nestes momentos que é preciso sublinhar uma dura verdade: este plantel do Benfica é o mais pobre dos últimos anos. Rui Vitória está a conseguir milagres com uma equipa sem alternativas às primeiras figuras, quando estas se lesionam ou cumprem castigo. O resto de fevereiro e o início de março vão deixar bem clara a carência de meios que Rui Vitória disfarça tão bem.

Esta pobreza franciscana sente-se principalmente na defesa. Mesmo frente a uma equipa sem ritmo para pressionar como é este Zenit (o da segunda mão já será mais solto), a defesa do Benfica mostrou dificuldades na saída de bola para o ataque. Nenhum dos centrais tem segurança para fazer passes que rompam linhas. Eliseu disfarça a falta de velocidade com muita manha, mas não é lateral para uma equipa de topo. André Almeida é um excelente profissional, que qualquer treinador quer no plantel, mas o lugar onde mais rende é o de trinco. O castigo de André Almeida permitirá o regresso à titularidade de Nélson Semedo no terreno russo. Essa será uma boa novidade para o Benfica, com a criatividade que pode desequilibrar defesas vinda de trás.

Em suma, o Benfica até pode ultrapassar esta equipa russa, com boas individualidades e grandes deficiências coletivas. Mas não tem plantel para se manter candidato a títulos na frente interna e externa para lá de março. Rui Vitória garante que não vai gerir o plantel. Que plantel tem ele para gerir?

3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.