De olhos na bola

Octávio Ribeiro
Octávio Ribeiro Diretor-geral da Cofina

A Seleção das claques

Na ressaca de uma vitória sólida da seleção e na contagem decrescente para um jogo enorme para o campeonato, enchem-se páginas de jornais, horas de televisão, quilómetros digitais, com grupelhos de apoiantes da Seleção que não conseguem deixar o seu clube em casa. De um lado provocações, do outro respostas de igual destom. Neste mundo das claques, não há melhores do que os piores.

Quando se trata de Seleção, pouco importa cantar o hino entre qualquer macaco e outros chefes de grupos organizados em claques clubísticas. Quando a Seleção joga é tempo de unir gargantas, energias, almas. Mesmo com os maiores bandidos. Ou, que raio, não somos todos portugueses? Não vibramos todos com os golos de Ronaldo?

Daí a aceitar que a FPF legalize uma claque de ultras vai uma grande distância. E se o organismo liderado com competência por Fernando Gomes quer promover uma seleção de claques (os mais barulhentos, os mais agressivos, os mais criminógenos) então não poderá nunca deixar de fora dos eleitos os piores do Benfica. Sem os melhores dos piores do Benfica, sem a malta que faz explodir petardos, que pede meças a qualquer macaco nortenho, a seleção não estará completa.

Se é para ganharmos as guerras de bancada, a Seleção terá de contar com todos. Mais uns milhares de bilhetes, umas toneladas de cachecóis, chapéus, camisolas, logo tudo ficará pacificado.

E talvez a Seleção continue a promover os únicos jogos de estádio cheio onde ainda aconselho qualquer português médio a levar toda a família.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.