De olhos na bola

Octávio Ribeiro
Octávio Ribeiro Diretor-geral da Cofina

Fejsa, o cofre da Luz

Só hoje se saberá se a entrada violenta sobre Fejsa o vai afastar do clássico do próximo fim de semana. Rui Vitória não escondeu alguma irritação quando, ontem na conferência de imprensa, a CMTV insistiu com a lesão de Fejsa, depois do técnico já ter desvalorizado a situação.
Ninguém melhor do que Vitória sabe a relevância que Fejsa tem neste Benfica. Estamos perante o melhor médio defensivo a atuar no campeonato português. Fejsa não é um trinco, é um inteiro cofre forte.

Só a frequência com que se lesiona (neste caso foi uma entrada de pitons ao tornozelo) pôde afastar o sérvio das equipas mais ricas da Europa.

É um regalo ver jogar um pêndulo assim. Adivinha por onde a bola vai sair para o ataque adversário. Encurta espaços e só desarma em falta nos casos de extrema necessidade. Com a bola nos pés, quase não falha passes e escolhe muito bem o alvo de cada toque na bola.

Com Fejsa em campo, o Benfica tem dimensão europeia, sem o sérvio, perde-a em larga medida.

Só há um jogador difícil de substituir nesta máquina benfiquista que Rui Vitória criou. Esse jogador, quase insubstituível, é Fejsa.

Daí a irritação do técnico, quando pressionado com o nome de Fejsa. Se hoje for confirmada uma lesão que retire este perna longa do embate no Dragão, o Benfica tem um problema bicudo para resolver. Rui Vitória poderá recorrer a Samaris ou a André Almeida, ambos briosos jogadores. Mas nem os dois juntos matariam tantos lances de ataque como Fejsa sozinho.

Sem o enorme Fejsa em campo, qualquer grande equipa europeia, rotinada com a sua ocupação de espaços, ficaria mais fraca.

O Benfica não será excepção.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.