De olhos na bola

Octávio Ribeiro
Octávio Ribeiro Diretor-geral da Cofina

Mau futebol e emoção

Já se viu muito melhor futebol neste campeonato. O Benfica parece um carro sem gasolina, que embalou muito bem na descida e agora vai numa reta cada vez mais devagar. Estamos todos a ver quando as rodas se imobilizam. Não há ali força motriz. Vale aos encarnados a boa dinâmica defensiva e um trinco de classe mundial, que só as lesões podem manter em Portugal. Fejsa adivinha por onde vai passar o perigo e ali está, a travar a torrente que Pizzi ou Gaitán, por exaustão inexplicável, e Renato Sanches, por falta de cultura tática, deixam passar com frequência imprópria para cardíacos de alma vermelha. Com a falta de fluxo, Jonas e Mitroglou ficam sem ensejos para concretizar.
 
Também o Sporting já mostrou melhor saúde. O último jogo confirmou o ocaso verificado na jornada anterior. O campeonato está emocionante, mas não é já pela qualidade do futebol jogado.
 
A próxima jornada poderá ser decisiva? Sim, se o Sporting baquear no Dragão e o Benfica vencer o Guimarães. Mas nem o FC Porto está capaz de retirar ao Sporting – apesar da descida exibicional – o favoritismo no jogo, nem se afigura impossível que o Guimarães gele a Luz, especialmente se Rui Vitória teimar em manter o onze com jogadores que, ao fim de meia hora, parecem já nem conseguir pensar. 

Este campeonato teve momentos de elevado brilhantismo, servidos pelos dois grandes candidatos ao título. Os últimos jogos fizeram desses picos de excelência meras memórias do passado. Mas, mesmo com um futebol menos fluído e aos repelões, com muitas quedas e passes falhados, quem consegue tirar os olhos destes jogos decisivos?

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0