De olhos na bola

Octávio Ribeiro
Octávio Ribeiro Diretor-geral da Cofina

O regresso à terra

Os jogos da Liga dos Campeões têm um efeito nivelador sobre o campeonato interno. Na montra europeia, os jogadores dos nossos grandes transcendem-se. Por mais que o treinador queira motivar os seus jogadores para o próximo embate na Liga portuguesa, os músculos não respondem da mesma maneira, em especial o cérebro, pai de todos os movimentos coordenados. Mas esta regra tem exceções. Também os jogos europeus perante adversários mais fracos levam os jogadores a tirar o pé das bolas divididas. Com adversários menos mediáticos, mesmo com estádio cheio, o jogador começa a pensar no dia seguinte e assim coloca a vitória em risco. Esta reflexão surgiu enquanto via a última meia hora do Sporting, no jogo de ontem.

Que falta fez Jesus no banco nesse prolongado espaço de apagão coletivo face a uns polacos quase incipientes. O Legia carregava e o Sporting apático, refastelado no 2-0. Correu-se perigo em Alvalade, pela decisão de correr pouco. Faltaram os gritos de Jesus.

Já em Leicester o FC Porto correu muito e mal. A equipa não sai do meio da ponte entre o exagero da exaltação da posse de bola, cultivado por Lopetegui, e a ideia do futebol de Espírito Santo, que ainda ninguém percebeu qual é. O que se lamenta é ver jovens de elevadíssimo potencial, como André Silva e Otávio, em risco de crise de identidade, devido a um futebol que ainda não sabe o que fazer pelos flancos.

Hoje joga o Benfica, perante 70 mil italianos, ao vivo, e dezenas de milhões, na TV. Ninguém vai poder desligar os motores em campo, com todos os holofotes europeus ligados.

Depois, no próximo fim de semana, se verá que marcas europeias ficam nas pernas e na cabeça dos jogadores, no duro regresso à terra da liga interna.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0