De olhos na bola

Octávio Ribeiro
Octávio Ribeiro Diretor-geral da Cofina

Vespas na derrota

Se fosse presidente de um clube de futebol ambicioso e um dirigente meu, na liderança de uma delegação, decidisse espairecer numa discoteca da moda, o que faria?

Enquanto os jogadores – jovens de vinte e poucos anos – descansam, o líder posa para fotografias, qual estrela de cinema. As estrelas não são os atletas? Que, aliás, o regulamento interno impede de sair à noite nos dias que antecedem a competição? O representante da autoridade que impõe as regras é o primeiro a incumprir?

Se fosse patrão desse dirigente, não sei o que faria. Mas, no mínimo, se se tratasse de um profissional, promovia-lhe um processo disciplinar onde teria de justificar esse desvio grave ao comportamento aceitável no exercício das suas funções.

O exemplo deve sempre vir de cima. Se alguém chefia uma delegação, deve constituir-se no defensor das regras que a regulam.

Tudo isto vem a propósito das fotos que circulam sobre a presença de Bruno de Carvalho na discoteca mais ‘in’ da Madeira. Aí se vê, nas ‘Vespas’, o dirigente do Sporting a posar para a esquerda e para a direita. Se Bruno Carvalho fosse uma estrela da equipa que lidera, não poria um ar mais embevecido, nos múltiplos registos para a posteridade da sua presença.

No plano pessoal e familiar, o dirigente não fez nada de grave. Mas, no plano profissional, teve um comportamento leviano. Na liderança de uma delegação oficial, não cumpriu as regras de que deve ser guardião. Se fosse patrão dele, só não o despedia caso apresentasse excelentes resultados nos próximos desafios.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.