A luz intensa

Pedro Adão e Silva
Pedro Adão e Silva Professor Universitário

Expectativas

As expectativas jogam a favor do Benfica. Começou a época com uma gestão errática da saída do treinador carismático, a jogar um futebol titubeante e com resultados que deitavam tudo a perder. O campeonato parecia entregue a uma disputa a dois, entre Sporting e Porto.

O Benfica só podia melhorar e melhorou para além do que parecia possível. O Benfica de 2016 joga um futebol enleante e que chega à baliza com uma facilidade ímpar. De tal forma que, hoje, a história é outra: o Benfica só depende de si próprio, é candidato ao tri e tem do seu lado o facto de estar em crescendo, enquanto Sporting e Porto, de modos diferentes, parecem enfrentar bloqueios exibicionais e de resultados, muito por força de uma instabilidade que começa nas direções e se prolonga dentro do campo.

Por ter começado mal, o Benfica tem as expectativas do seu lado. Mas, também, é verdade que, agora, Rui Vitória tem para gerir um daqueles problemas que nenhum treinador desdenha: as expectativas dos jogadores que eram segundas escolhas e aproveitaram a oportunidade para agarrar a titularidade.

Se no início da temporada, a equipa jogava pouco e parecia ter um plantel com poucas soluções, na hora atual, começa a ser necessário gerir as justas expectativas de Carcela que fez bem o lugar de Gaitán, de Lisandro que fez esquecer a ausência de Luisão e até de André Almeida que substituiu Nélson Semedo. Se juntarmos a ambição de Talisca, Guedes e Jiménez, com o regresso dos titulares naturais, Vitória fica com um outro problema de gestão de expectativas. Mas igualmente positivo.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.