A Luz Intensa

Pedro Adão e Silva
Pedro Adão e Silva Professor Universitário

À 5.ª jornada

Ninguém é campeão à 5.ª jornada’, insistiu Rui Vitória no lançamento do jogo contra o Braga e repetiu no rescaldo da partida. É uma verdade de La Palisse, mas há quem o esqueça e se deixe entusiasmar em excesso por lideranças precoces. 

Apesar de tudo, à 5.ª jornada, é possível dizer de que matéria se fazem os campeões em provas longas: um plantel de qualidade, a dose justa de sorte e, indispensável, um treinador competente taticamente e capaz de fazer uma gestão psicológica adequada dos diversos momentos da época. É preciso saber perder e motivar a equipa para as partidas seguintes, mas, igualmente fundamental, é necessário saber gerir as vitórias, não embarcar em euforias e, muito menos, em vertigens egocêntricas.
 
Muito provavelmenteeste campeonato – como o anterior – será disputado até maio, num sprint final. Mas quando se olhar para trás e for feito o rescaldo da época, a equipa vencedora será aquela que revelou maior qualidade, que teve alguma estrelinha e, claro está, o melhor treinador fará diferença. Ou seja, o líder que mostrar competência tática e no treino e tiver a inteligência emocional para gerir o balneário e as emoções de cada jornada.

É por isso essencial que o Benfica, agora que lidera – num contexto muito adverso, com um sem-número de lesões –, tenha no treinador alguém que saiba manter a prudência emocional e se revele capaz de trabalhar os problemas táticos que persistem, designadamente quando a equipa perde ou não tem a bola. Se assim for, talvez se prove que a diferença estava mesmo no treinador.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0