A luz intensa

Pedro Adão e Silva
Pedro Adão e Silva Professor Universitário

Nunca te esqueças, Renato

O dramaturgo Nélson Rodrigues deixou um conselho aos jovens, "envelheçam depressa!". Sérgio Rodrigues em ‘O Drible’, notável romance com o futebol como pretexto, ficcionou Nélson em pleno Maracanã, a vociferar na bancada de um Fla-Flu, esse mesmo apelo à maturidade, "envelheçam!". Um apelo que o autor de ‘À Sombra das Chuteiras Imortais’ sabia ser dirigido a si próprio, imerso na incapacidade pueril para se libertar do prazer do futebol. Afinal, "o adulto não existe".

De cada vez que emerge um jovem talento no futebol, de imediato forma-se um coro que afirma: o jogador tem de amadurecer. Com Renato Sanches não tem sido diferente. É-nos dito que é um projeto de jogador, tem de temperar a energia, aprender a ocupar os espaços defensivos, dosear a impetuosidade.
O meu apelo é outro: Renato, não envelheças. Continua a jogar de forma imprudente, a arriscar nos passes verticais, a avançar de forma destemperada com a bola nos pés pelo meio-campo adversário acima. "O problema não é crescer, é esquecer". Não te esqueças do futebol que aprendeste na rua e, mesmo naquela partida decisiva da Champions ou no jogo do título contra o Porto, entra em campo como se ao teu lado estivessem os putos do Águias da Musgueira ou fecha os olhos e imagina que os teus colegas são sempre os teus amigos das camadas jovens do Benfica.

Desobedece ao rigor tático e não ouças os ensinamentos dos treinadores. Faz isso por nós que, na bancada, não queremos envelhecer e buscamos no futebol uma representação suspensa da infância. Feita de jogadores como tu.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.