A luz intensa

Pedro Adão e Silva
Pedro Adão e Silva Professor Universitário

O ketchup do Benfica

Recordar-se-ão da metáfora de Cristiano Ronaldo, usada há uns anos, perante uma breve e incomum crise de golos na Seleção. Dizia o jogador do Real que "os golos são como o ketchup. Quando aparece, aparece tudo de uma vez". A metáfora pode bem servir para o Benfica deste ano, não em relação aos golos (que não têm faltado desde o início da temporada), mas quanto às exibições.

As boas exibições do Benfica são como o ketchup: demoraram a aparecer, mas quando apareceram foi em catadupa. Claro está que não se começa a jogar bom futebol por obra do acaso. Há sempre razões para isso. Podemos pensar que o Benfica melhorou – e muito – porque foi-se adaptando, finalmente, às ideias de Rui Vitória. Em parte é verdade. Mas as explicações talvez sejam mais simples.

O Benfica começou a jogar um futebol convincente a partir do momento em que estabilizou o onze titular e, no essencial, quando ganhou um novo equilíbrio no meio-campo. A entrada de rompante de Renato Sanches ofereceu intensidade e metros de profundidade ao corredor central, enquanto Fejsa contribuiu para compensar defensivamente a equipa. Mas a grande surpresa é, talvez, a forma como Pizzi, partindo do corredor, consegue criar movimentos pendulares para o centro, colocando o Benfica em superioridade numérica a atacar.

Assim se explica o bom momento do Benfica. Mas para que o ketchup atacante continue a aparecer, faltam laterais que garantam profundidade nos corredores e, acima de tudo, o regresso do talento superlativo de Gaitán.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.