A luz intensa

Pedro Adão e Silva
Pedro Adão e Silva Professor Universitário

O resto são cartolinas

Rui Vitória definiu uma estratégia inteligente para o desafio com o Sporting. Antecipando a inferioridade do Benfica no meio-campo (onde a dupla Adrien e William é muito forte), escolheu contornar as dificuldades. Deu a iniciativa ao Sporting, jogou em transições rápidas e explorou o ponto fraco dos de Alvalade, a defesa, em particular o espaço entre centrais e laterais. O futebol direto de Ederson para Jiménez não deu descanso à equipa leonina. Teria sido um erro se o Benfica tem jogado em ataque organizado frente ao Sporting que é forte no ataque organizado.

Mas se o Benfica levou vantagem na estratégia, Jorge Jesus foi perspicaz na leitura tática que fez do evoluir do jogo. A perder, soube mexer no onze, melhorando muito o futebol do Sporting. Pelo contrário, Vitória, num primeiro momento, fez a equipa recuar muito e afastou Pizzi do centro nevrálgico. Arriscou demasiado e só após a entrada de Cervi a equipa se recompôs, para não mais perder o controlo.

Se o Benfica levou vantagem na estratégia e o Sporting na tática, o que é que explica o resultado?

Os mesmos fatores que têm feito diferença nos últimos tempos: a qualidade individual dos jogadores do Benfica e o empenho que colocam em cada disputa. Uma equipa que se habitou a ganhar, mas que aborda cada jogo como se fosse determinante. Sintomaticamente, no final da partida, os jogadores celebraram a vitória, em círculo no meio do relvado, como se tivessem conquistado algo decisivo. Quando assim é, a sorte do jogo tende a sorrir e torna-se bem mais fácil controlar o que no futebol é aleatório. O resto são ‘cartolinas’.

5
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.