A luz intensa

Pedro Adão e Silva
Pedro Adão e Silva Professor Universitário

Uma razia

Com o brilharete na Champions, a conquista do campeonato, a imagem positiva de que goza hoje a formação do Benfica e com os clubes ingleses inundados de dinheiro, o mais provável é que se assista a uma razia no plantel encarnado. Se o mercado for racional, da equipa que terminou a época a titular, devem sair seis jogadores. Renato e Gaitán são dossiers encerrados e só se meia Europa andar distraída é que Ederson e Lindelof não irão pelo mesmo caminho. Já Jonas e Jardel, por oferecerem uma combinação muito importante de maturidade com qualidade, deviam ser jogadores a preservar.

Perante este cenário, não faltarão lamúrias e muitos se apressarão a pintar de tons trágicos a próxima temporada. Não vai ser fácil reconstruir, uma vez mais, uma equipa ganhadora, mas também não vejo razões para tremendismos. Há, no entanto, erros que não podem ser cometidos.

Um deles é cair na ilusão romântica de que, no futebol atual, é possível a um clube português competir com ofertas de clubes ingleses, espanhóis e, claro está, chineses. Não só não é, como seria um erro se o Benfica tentasse responder a propostas salariais irrecusáveis para os atletas e que se traduzem em grandes mais valias para o clube.

Um pouco de memória é suficiente para percebermos o equívoco que teria sido acompanhar salários exorbitantes oferecidos a jogadores que pareciam insubstituíveis (Maxi), além de que um clube português não tem condições financeiras para recusar ofertas de 30 milhões de euros, qualquer que seja o jogador (Enzo). Quem diz o contrário, está rendido à demagogia e deixa-se iludir. O que, é sabido, é meio caminho para acumular derrotas.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0