Abrir o jogo

Pedro Santos Guerreiro
Pedro Santos Guerreiro Jornalista

Fora de jogo

Isto hoje não é sobre futebol. Não brada aos céus com os três que o Benfica ontem levou depois dos três que primeiro marcou. Não, hoje não tem nada a ver com atletas. Nem sequer com desporto. Não é religião da bola nem moral dos campos. É sobre o que não devíamos ler porque nem devíamos saber. A vida pessoal de quem é muitas vezes notícia pelo que faz na vida profissional.

De cada vez que falamos do que supostamente se passa na casa de alguém, expomos esse alguém à indiscrição generalizada e ao julgamento ignorante. Não é por esse alguém ser figura pública que ganhamos o direito a ter as chaves da sua vida privada. Até porque não é só a sua privacidade que invadimos: expomos também a da sua família, incluindo filhos menores que são gozados nas escolas, amigos e amigas que são xingados nos supermercados, cônjuges que são olhados de lado e pelas costas. Não é uma generalização: isto aconteceu. E nós, se comentamos, se partilhamos, se olhamos, estamos a participar no ataque ao ponto mais vulnerável que qualquer pessoa tem, seja um jogador ou um presidente. Que sejam criticados de alto a baixo pelo que fizerem nas suas profissões. E mais nada. Temos tudo a ver com o que eles fazem nos seus trabalhos. Não temos nada a ver com as suas vidas privadas.

Como diria o outro, vocês sabem de quem é que eu estou a falar. Infelizmente, sabemos todos. Podemos voltar ao que interessa?

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0