Abrir o jogo

Pedro Santos Guerreiro
Pedro Santos Guerreiro Jornalista

Bélgica, nós

O mais fácil teria sido cancelar o jogo. Optar pelo seguro, fazer o luto em casa, deixar as chuteiras na gaveta. Mas seria desistir. Seria deixar que os terroristas nos vencessem pelo medo. Seria reconhecer que conseguem mudar quem somos, o que fazemos, como pensamos.

Trazer o jogo para Leiria foi a forma inteligente de nos mantermos em campo. Jogar com a Bélgica na próxima semana é fazer 90 minutos de barulho depois de um minuto de silêncio. E o barulho será desportivo, claro, mas será também o barulho de quem se inquieta mas não se aquieta. Não ficar morto de medo também é ficar vivo no nosso quotidiano. Mesmo num jogo de futebol. E se o Presidente da República lá quis estar, quis bem. Pelo significado de um líder político estar próximo de quem representa uma nação ferida e por não ter medo de se desproteger num ajuntamento. Mal estaremos no dia em que passemos a jogar à porta fechada com medo de quem lá entre. Mesmo depois do que se passou em novembro do Estádio de França em Paris. Do que se passou e do que poderia ter-se passado: detido na semana passada, Salah Abdeslam, alegado líder dos ataques de Paris, confessou ter querido explodir-se dentro do estádio nessa fatídica noite.

Na terça feira Portugal vai querer ganhar.A Bélgica vai querer ganhar. Mas todos ganharemos se o jogo, mesmo cercado de forte segurança, correr sem incidentes dentro e fora do campo, como celebração explícita da liberdade de que por nossa vontade não abdicaremos. Nem à bomba.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.