Abrir o jogo

Pedro Santos Guerreiro
Pedro Santos Guerreiro Jornalista

Bonitos

Foi uma semana horrível. Ou quase. Por causa de erros de arbitragem, claro. Mas sobretudo pelos erros nas reações aos erros de arbitragem. Porque reagir desta forma desembestada, pressionando, intimidando e apontando à corrupção serve mais para meter pressão na panela do que para libertá-la. Mas todos os anos, por esta altura, é assim.

As arbitragens em causa – o penálti em Paços de Ferreira, no Dragão, no dérbi do Minho – produziram decisões polémicas que tiveram influência nos resultados finais e, portanto, na tabela da pontuação. É para isso que existem avaliações e punições. Em espaço próprio. Mas se o exercício de crítica coletivo degenera em ameaça e intimidação, então já não é de futebol que estamos a falar, mas da forma como se pode ganhar e perder pela pressão externa.

Esta fealdade recomenda que, ao invés, se olhe para o que é bom no futebol. Que se exaltem as coisas bonitas do futebol numa semana de coisas feias. Como o golo incrível do Cristiano Ronaldo à Roma. Como o espetáculo e calor do próprio dérbi do Minho, que apesar do caso do jogo cavalgou um emotivo e raro 3-3. Como a prestação de Iuri Medeiros e o que Moreirense faz em trinta minutos. Como o incrível Barcelona da Champions e um incrível golo de Messi em contra-ataque (numa equipa que teve 70% de posse de bola). Como a força da Juventus contra o Bayern, que lhe permitiu empatar um jogo que perdia por dois golos.

Hoje é dia de Liga Europa. Que FC Porto e Sporting acabem a noite melhor que começaram o dia. E que se juntem com vitórias às coisas boas da semana – as coisas boas do futebol.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.