Abrir o jogo

Pedro Santos Guerreiro
Pedro Santos Guerreiro Jornalista

Intimidação

É natural que jornalistas saiam em defesa de jornalistas. Chame-se-lhe corporativismo, se se quiser. Mas o que se passou esta semana na assembleia geral do FC Porto não justifica defesa, necessita de ataque. Intimidação de jornalistas, um operador câmara da Sport TV agredido, tensão entre sócios... Se passamos a responder que isto é normal, então deixámos de ser normais.

Este tipo de tensões, de excessos, de desequilíbrios não é exclusivo do FC Porto. Bruno de Carvalho já tratou jornalistas em conferências de imprensa como se fossem carne de cavalo. O Benfica já nomeou jornalistas como desonestos. Mas isso não é atenuante, é desculpa. Como desculpa é o FC Porto criticar o Sindicato dos Jornalistas, que encorajou o agredido a agir criminalmente, argumentando que não há qualquer prova de que a agressão tenha sido cometida por um adepto do clube. A borracha é tão grande quanto a vontade de ignorar - e quem cala consente. E se agora foi com o FC Porto, no futuro será como no passado, com outros clubes.

O clima de intimidação é permanente, há notícias não assinadas para não expor os jornalistas em causa, como há profissionais que não se deixam amedrontar. Mas enquanto houver formas de coação sobre pessoas - jornalistas, árbitros, dirigentes -, então o futebol português de 2016 pode adotar as mais modernas tecnologias, aplicar técnicas de gestão sofisticadas, esgrimir contratos complexos com financiadores, contratar especialistas de diversas ciências - mas continua a viver nas sombras dos anos 80.

3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais