Abrir o jogo

Pedro Santos Guerreiro
Pedro Santos Guerreiro Jornalista

Não se cansem

Não se cansem da glória. Daqui a dias estaremos fartos de ouvir falar do Euro’2016. E a seguir virá quem fale do exagero, como se o país não tivesse mais nada em que pensar. Claro que tem. Mas o feito conseguido no último mês não é relativizável. Foi uma vitória extraordinária de Portugal, contra todas as probabilidades, todas as fragilidades, todos os descrentes e até todos os cínicos.

Não se cansem da equipa.Não tarda, os jogadores de Portugal estarão todos a ganhar salários melhores, o que levará a dizer que já foram mais do que recompensados e que, no fundo, não fizeram mais do que a obrigação. Não é verdade. Eles conseguiram um resultado espetacular contra equipas dadas como mais fortes, como a Croácia ou a França. Mas ninguém nos ganhou.

Não se cansem de Ronaldo. A vitória foi coletiva, mas daqui a uns anos falaremos deste campeonato como hoje falamos dos Magriços e de Eusébio em 1966. A estrela é Ronaldo. Um dos melhores jogadores do Mundo de sempre. E que, desta vez, talvez pela primeira vez, mostrou ser um verdadeiro capitão, pondo a equipa acima de si próprio.

Não se cansem do exemplo. Essa é a maior lição dada pela Seleção neste Euro 2016: a de que é possível sonhar, acreditar, superar, mesmo quando tudo parece encaminhado para a derrota. A final foi o maior exemplo desse sacrifício e humildade. Mas todo o campeonato foi notável. Somos campeões porque nos comportámos como quem acreditou que poderia sê-lo. Melhor era impossível. Mesmo que o impossível, como os sonhos, se tenha realizado.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0