Abrir o jogo

Pedro Santos Guerreiro
Pedro Santos Guerreiro Jornalista

O Euro como ele começa

Sete contra a Estónia quer dizer alguma coisa mas não quer dizer muito. Alguma coisa é perceber que Ricardo Quaresma está a jogar como um miúdo, rodopiando em trivelas de fantasia. Alguma coisa é saber que João Mário pode ser no próximo mês na Europa o que foi nos últimos meses em Portugal. Alguma coisa é confirmar que no meio-campo há talento que não acaba em mais jogadores do que aqueles que cabem numa só equipa. Alguma coisa é revelar que o Seleção Nacional não é Ronaldo mais 10, muito menos Ronaldo mais 22.

Não vale a pena estar eufórico, mas vale a pena ter esperança. Não é pelo jogo de ontem no Estádio da Luz, contra uma equipa fraca. Mas é pela verificação de que a equipa selecionada por Fernando Santos tem uma consistência equilibrada.
Temos o Europeu atravessado na garganta há muitos anos, desde que a França de Platini tirou à equipa de Chalana o troféu que devia ter sido nosso. Foi em 1984 e vinte anos depois o troféu devia ter sido outra vez nosso, depois de um Euro de sonho que esbarrou contra cimento no pesadelo passivo da Grécia. Desta vez, não temos um primeiro grupo difícil e o normal será passarmos. Já será alguma coisa.

Antes do fim falaremos mas antes do início já dizemos que Fernando Santos tem um lote de jogadores que mistura velhos que jogam com a alegria de jovens e jovens que jogam com a maturidade de velhos. O selecionador parece capaz entrosar (talvez mais até do que motivar) e por isso entramos na competição para começar a ganhar. Um jogo de cada vez. E sim, isso já é alguma coisa.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.