Abrir o jogo

Pedro Santos Guerreiro
Pedro Santos Guerreiro Jornalista

Um ponto

Um clássico é sempre um clássico, no que tem de expectativa, ansiedade e calor no estádio. Mas o próximo Benfica-FC Porto pode ser o jogo do título. E com uma distância tão minúscula entre os dois clubes, o calor escalda já, a mais de uma semana do pontapé de saída do jogo propriamente dito.

O comunicado oficial do Benfica desta semana coloca diretamente em causa o papel das duas instituições fortes do futebol: a Federação e a Liga. É uma posição agressiva, de confrontação, por parte do líder do campeonato. Não é uma posição frequente.

É, obviamente, uma forma de pressão num momento decisivo do campeonato. O Benfica teve uma sorte do tamanho do Estádio do Dragão no último fim de semana, ao ver o FC Porto empatar em casa contra o Setúbal e assim desperdiçar a hipótese de tirar a liderança a quem lá está há seis meses. Se o FC Porto tem ganho, o próximo jogo da Luz poderia ser muito diferente, logo à entrada.

Veremos como será à saída. Se o Benfica ganhar, tem mais espaço de manobra para o difícil fim de campeonato que ainda terá pela frente, e que inclui as deslocações a Alvalade, a Vila do Conde e, mesmo a fechar, ao Bessa. Para mais, o clube não anda propriamente a convencer com grandes exibições, o que é uma maneira simpática de dizer que não anda a jogar um chavo ao pé do que já jogou. Mais difícil será se não ganhar aos azuis e brancos. Pior ainda se perder.

O FC Porto parecia perdido há não muitas semanas. Jogando sem dar grande espectáculo, foi ganhando até ficar colado ao topo. E está galvanizado para recuperar o troféu. Entrará na Luz com o acelerador de potência no máximo.

É neste calor de segunda metade de campeonato que o Benfica avança contra a Federação e a Liga. A pressão não vai parar de subir. Como se vê.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.