Contra a corrente

Ribeiro Soares
Ribeiro Soares

Ainda os Sub-23

Embora continuemos a ter dúvidas sobre a utilidade de uma competição entre equipas de Sub-23, temos de ser pragmáticos face à decisão já tomada pelas altas instâncias do nosso Futebol; assim, estamos prontos a reconhecer as facetas positivas que tal decisão também terá e manifestamos disponibilidade para darmos o nosso modesto contributo na procura das soluções mais ajustadas para o êxito dessa iniciativa.

Nesse sentido há que considerar tratar-se de uma competição pioneira em Portugal, mas que tem um historial já consolidado noutros países, designadamente em Inglaterra.

Por isso, esperemos que tenham sido estudados em profunidade os modelos neles seguidos e que haja a coragem de escolher o que melhor se adapte ao caso português, quer em termos de dimensão, quer das finalidades que se pretendem atingir.

Esse "melhor" não deverá ser entendido como um valor absoluto, antes um projecto a ser testado numa época experimental, sujeito a naturais aperfeiçoamentos futuros.

Com 32 clubes a disputarem as ligas profissionais, alguns ainda continuam hesitantes em se lançarem nesta competição; o que nos leva a considerar ter havido algum exagero na previsão inicial de dividir os concorrentes verticalmente, em duas divisões; afigurando-se mais natural uma separação horizontal, por zonas (Norte e Sul, por exemplo), integrando cada uma, indistintamente, equipas da I e da II Liga; neste caso haveria que disputar uma final entre os vencedores de cada zona ou, o que seria mais interessante, uma fase final em poule de quatro ou com meias finais e final.

Aproveitamos para reiterar a ideia que lançámos em anterior artigo ("Equipas B versus Sub-23", editado nesta plataforma digital em 23 de Março passado), de haver um interligação entre os dois campeonatos, com o aliciante de o vencedor dos Sub-23 ascender à II Liga, por troca com a equipa B pior classificada; tal permitiria promover à II Liga equipas B de outros clubes que não os seis inicialmente escolhidos, situação a que a recente despromoção do Sporting B confere outra relevância.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.