Contra a corrente

Ribeiro Soares
Ribeiro Soares

Cronista sofre...

... com as críticas. Mas, sejam elas boas ou más, justas ou injustas, esclarecidas ou mal fundamentadas, serão sempre bem vindas. Como escreveu alguém, "prefiro que digam mal de mim do que me ignorem".

Desta vez não me posso queixar, pois tive 8 (oito!) Amigos – acho que "Amigo" deve escrever-se com inicial maiúscula – que leram o artigo e se deram ao trabalho de me darem a sua opinião, manifestada em 12 comentários diferentes.

E começo por agradecer os elogios com que fui brindado.

"Decano do jornalismo" (Adalberto Duarte) é um exagero, o que escrevi foi que vejo futebol há 70 anos: vai fazer no próximo dia 18 de Dezembro, tinha 11 anos e assisti em Coimbra ao Académica-Sporting que acabou 1-6! Já não havia Peyroteo, dos "cinco violinos" só jogaram Jesus Correia e Vasques e nesse jogo brilhou um jovem avançado-centro que marcou três golos. Chamava-se (infelizmente já não está entre nós) Mário Wilson e na época seguinte foi jogar para a Académica; e sobre jornalismo estou muito longe de ser o decano (membro mais velho ou mais antigo de uma classe ou corporação) pois só (!) tenho 81 anos, nunca fui profissional e comecei tarde a escrever, perto dos 40.

Obrigado também a Silvmeister, por gostar da forma como escrevo.

Quanto à TV que vejo, não é a CMBTV (que não existe), vejo a CMTV sem me deixar influenciar e não vejo a BTV, porque não sou benfiquista.

O título – "Benfica, campeão anunciado à 1.ª jornada?" – era mesmo polémico, mas não terei sido o único a bater nessa tecla, pois num rápido zapping televisivo pareceu-me ouvir, num painel, uma discussão sobre se o Benfica iria acabar com 10 ou 15 pontos de avanço...

Analisando as críticas que me fora feitas, respondo com perguntas.

Sobre o Benfica: será que não tem saúde financeira, que não se reforçou com bons jogadores, que tem um treinador inexperiente e vaidoso e que no Seixal só tem miúdos que ninguém dá nada por eles? Será?

Sobre o FC Porto: será que não perdeu metade da equipa e que tem dinheiro para ir buscar grandes vedetas ao estrangeiro? Será?

E sobre o Sporting: será que está a começar muito bem a época, com vitórias empolgantes e futebol de encantar, e que Bas Dost e Bruno Fernandes não vão fazer falta nenhuma? Será?

Às vezes parece que alguns dos meus Amigos só leram o título do artigo, mas não repararam no ponto de interrogação. De qualquer forma, reitero os meus agradecimentos e desejo a todos os maiores êxitos desportivos para os clubes da sua predilecção.

Os jogos da última jornada, com o FC Porto a golear, o Benfica a ter dificuldades em ultrapassar um Belenenses bem organizado e um Sporting-Braga equilibrado, mostram que vamos ter um campeonato muito disputado e que não vai ser um passeio para nenhum dos candidatos à vitória final. Oxalá a 3.ª jornada traga outros bons indícios para a competitividade.

 

*Antigo colaborador de Record (1991/97) e último Director da Gazeta dos Desportos (1995); escreve segundo a antiga ortografia    
7
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade