Rui Malheiro
Rui Malheiro Analista

O menino de ouro polaco

Internacional polaco em todos os escalões entre os sub-16 e os sub-20 (defrontou a Seleção Nacional, há dois anos e meio, num duplo embate entre os sub-18), Bartosz Kapustka realizou uma época sublime ao serviço do Cracóvia, ao assinar 4 golos e 9 assistências em 33 jogos no campeonato, o que lhe permitiu saltar diretamente para a seleção A – 2 golos e 2 assistências em 9 internacionalizações – sem passar pelos sub-21. Aos 19 anos, o novo menino de ouro do futebol polaco viu a sua cotação disparar após a estreia no Euro’2016, motivando a cobiça de vários colossos do futebol europeu: Juventus e Roma digladiam-se pela sua aquisição, mas B. Dortmund, Leicester e Southampton engrossam a lista de pretendentes.

Mais talhado para atuar como médio-ala-esquerdo, apesar de poder desempenhar funções idênticas no corredor oposto, Kapustka, ao longo da sua curta carreira, também já foi utilizado como médio-ofensivo e lateral-direito, o que ajuda a compreender a sua disponibilidade para colaborar em ações defensivas. Contudo, é com a bola nos pés que o destro mais se destaca. Veloz, móvel e acelerativo, o que o torna contundente a explorar situações de contragolpe, não hesita em assumir ações de condução e a buscar situações de desequilíbrio no um contra um, tirando partido da sua agilidade e finta ziguezagueante.

Sagaz nos cruzamentos e a buscar passes de rutura quando invade, na sequência de diagonais, o corredor central, mesmo que ainda possa melhorar a tomada de decisão, poderá tornar-se mais incisivo como finalizador, principalmente de fora da área, até pela facilidade com que define com os dois pés. Ausente, devido a castigo, da partida ante a Suíça, será uma baixa de peso nos oitavos de final.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.