Saída de campo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Desequilíbrios

A goleada quase pornográfica que o Sporting conseguiu ontem em casa do Belenenses SAD junta-se a outros resultados do tempo da outra senhora que já vimos neste campeonato. É possível que o debate futebolístico volte à questão da falta de competitividade em Portugal, reacendendo tudo aquilo que se disse após o famigerado 10-0 do Benfica ao Nacional. No Jamor, os oito golos do Sporting tiveram muito de conjuntural (a expulsão de Muriel e o desnorte dos azuis após o quarto golo contribuíram bastante para o desfecho), mas o desequilíbrio crescente do campeonato é uma realidade.

A tendência não é nova e tem-se agravado nos últimos anos, desde que a UEFA começou a colocar os clubes da Champions a nadar em dinheiro. Mais: não é um exclusivo do português – basta olhar para o que acontece habitualmente em Espanha, França, Itália ou até na Alemanha, apesar da temporada mais atípica do Bayern. Os grandes estão cada vez maiores, em alguns casos maiores do que as próprias ligas.

O grande paradoxo é ver que são grandes de Portugal os primeiros a pedir proteção antes das jornadas europeias, argumentando que estão a representar os interesses do país e a contribuir para o ranking. Nada mais falacioso: o ranking de clubes da UEFA é algo que não aquece nem arrefece 14 ou 15 equipas do campeonato. Fazê-las submeterem-se aos interesses das maiores é contribuir para a ditadura.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.