Bloco baixo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Aquela mulher

Há muitos anos que o futebol deixou de ser apenas o jogo de 11 contra 11, duas balizas e uma bola. O futebol transformou-se no espelho da sociedade e, em casos extremos, é a própria sociedade.

Nos minutos finais da transmissão da Supertaça, disputada no sábado em Aveiro, a RTP exibiu um grande plano do seio de uma adepta do Benfica. O erro foi assumido de forma muito honesta pelo realizador Ricardo Espírito Santo (o mesmo que, em 2004, se recusou a mostrar a cara de Fehér) e as suas justificações são aceitáveis. Mas isso não pode fazer esquecer o antes e o depois.

Primeiro, era importante perceber se o operador de câmara que fez aquele plano tinha consciência do que estava a fazer. A mim, parece-me tudo menos inocente; pelo contrário, acredito que tenha sido alguém (homem, claro) que tenha achado bem ver de perto o seio de uma mulher bonita.

Depois, aquilo que Ricardo Espírito Santo revelou ontem devia deixar-nos a todos bem preocupados com o mundo em que vivemos. Por alguém ter, sem ela pedir ou sequer saber, feito um grande plano do seu seio, aquela mulher recebeu "dezenas de insultos" ao ponto de ter de fechar o mural no Facebook.

Aquela mulher foi apenas mais uma vítima da violência machista permanente que nos faz a todos mais pobres como sociedade. Aquela é mulher é todas as mulheres, todos os dias.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais