Bloco baixo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Banhos de realidade

Embalado por quatro títulos consecutivos, um feito inédito na história do clube, o Benfica prepara 2017/18 como se não estivesse tão pressionado a lutar pelo título como os outros grandes. A verdade é que já foram vendidos três titulares indiscutíveis, Ederson, Lindelöf e Nélson Semedo. São todos eles difíceis de substituir no imediato, mas no caso do guardião o problema é ainda maior: onde é que o Benfica vai encontrar alguém com a mesma qualidade a um preço realista?

A grande questão é que o Benfica não está menos pressionado a conquistar o próximo título nacional do que os rivais Sporting e FC Porto. Em primeiro lugar, porque apenas o campeão terá lugar garantido na Liga dos Campeões 2018/19; depois, porque a suspeição lançada pelas revelações do FC Porto 'obriga' as águias a demonstrar mais uma vez a sua superioridade dentro de campo, ainda para mais no primeiro ano de vídeo-árbitro em Portugal.

As boas experiências mais recentes podem ter convencido Luís Filipe Vieira de que é possível construir uma equipa vencedora com vários futebolistas promovidos da equipa B. Os casos de Nélson Semedo, Lindelöf, Renato Sanches e até Ederson ajudam à tese, mas é sempre um passo arriscado.

Por isso, o melhor que pode acontecer ao Benfica é levar alguns banhos de realidade nesta pré-temporada - e os 5-1 sofridos diante do Young Boys foram até mais do que isso. Foi o que aconteceu no verão de 2014, em que a pré-época foi pintada a derrotas. Depois, foram contratados Júlio César, Samaris e Jonas... e o Benfica venceu.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais