Bloco baixo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Defesa de NES

A saída de Nuno Espírito Santo é, aos olhos de hoje, mais um tiro no pé dado pelo FC Porto. Para começar, deita por terra a teoria da 'liga Salazar' ou das dezenas de penáltis por marcar a favor dos dragões neste campeonato - se com vídeo-árbitro a coisa estava no papo, então porque não esperar pela temporada em que a tecnologia vai mesmo entrar em vigor?

Propaganda à parte, o maior erro é em termos meramente desportivos. Nuno trouxe um 'upgrade' claro ao FC Porto. Os dragões terminaram numa posição melhor (e o acesso direto à Champions é mais importante do que nunca), fizeram mais pontos e, mais importante do que isso, estiveram realmente na luta pelo título até muito perto do final. Tudo isto com um plantel inferior ao do Benfica e cheio de jogadores sem a famosa 'cultura de campeão - quantos futebolistas do atual plantel sabem o que é lutar a sério por grandes competições?

Numa entrevista recente, Pablo Aimar dizia que não avaliava os treinadores que tinha tido pelos resultados, mas pela forma como melhoravam os jogadores - e dava o exemplo de Jorge Jesus. Ora, justiça seja feita a Nuno: Felipe, Marcano, Alex Telles, Otávio, André Silva e Soares valem mais agora do que há um ano.

Com as contas num vermelho bem vivo, a ironia do destino é que pode muito bem ser o trabalho de Nuno a base para o novo FC Porto. Porque se o plano é deitar tudo abaixo e recomeçar de novo, então os dragões podem ter disparado uma míssil no próprio pé.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.