Bloco baixo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Diferenças de cima

Para agradar aos clubes mais poderosos e das ligas mais ricas, a UEFA introduziu alterações ao modelo de distribuição de prémios na Liga dos Campeões, acrescentando um bónus com base nos resultados de cada um na última década. Tendo em conta que as quatro principais ligas – Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália – garantem sempre quatro equipas via campeonato na fase de grupos, percebe-se logo que os maiores beneficiados são aqueles que menos precisam.

Mas as consequências têm efeitos ainda maiores em campeonatos de segunda linha, como é o português. Graças ao tal ranking de 10 anos, o FC Porto já garantiu um extra superior a 44 milhões de euros, o Benfica tem hoje a possibilidade de somar quase 43 milhões. Estas verbas representam mais de um terço dos gastos de dragões e águias com o futebol profissional numa época normal. Com essa receita extraordinária, os crónicos primeiros do futebolportuguês terão oportunidade de se distanciar ainda mais dos restantes clubes nacionais. Com consequências dramáticas para uma competição já se si desequilibradíssima.

Depois, torna-se um ciclo. Nos próximos quatro/cinco anos, Portugal dificilmente poderá pensar que voltará a ter três equipas na fase de grupos na Liga dos Campeões. O que quer dizer que o campeão (e talvez o segundo classificado) terá sempre uma vantagem grande sobre os restantes clubes, tendo mais fácil a tarefa de volta a ser campeão. É a lógica do capitalismo: dinheiro concentra dinheiro. E, a este nível, o futebol é um grande negócio.
2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais