Saída de campo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Formação: falar é fácil

O Sporting abriu as portas para mostrar o que já foi feito e indicar o que pretende fazer na Academia de Alcochete. O tempo passa a correr e nem parece que já foi há 17 anos que a obra foi inaugurada, ainda Dias da Cunha liderava os leões. Desde então muita coisa mudou no Mundo e no futebol português. E, nesta altura, o Sporting está bem longe de ser o clube líder na formação, pelo menos a avaliar por aquilo que realmente importa: jogadores na primeira equipa ou em vias de lá chegar. Aliás, tal é reconhecido por Tomaz Morais, na entrevista que publicamos com o Record desta terça-feira.

No balanço dos anos mais recentes da história do Sporting, o desinvestimento na Academia deverá contar como um dos grandes erros do clube, possivelmente o maior. Na ânsia de querer ganhar no imediato, as direções anteriores a Frederico Varandas talvez tenham hipotecado as possibilidades de ganhar no futuro, pelo menos num futuro próximo. Detetar e formar futebolistas de topo é algo que custa dinheiro (mais do que se pensa) e que não traz um retorno imediato e visível. Quem tanto se gabou dos Aurélios que ganharam o Euro’2016 pouco ou nada fez para os ‘produzir’ e colheu os frutos das sementes lançadas por alguém anos antes. É por isso que ‘formação’ é uma daquelas coisas mais fáceis de dizer do que fazer.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.