Bloco baixo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Já não se pode aceitar

"Parecíamos balde de lixo." As palavras de um dos árbitros agredidos na final do campeonato nacional universitário de futebol, reproduzidas ontem em Record, são a legenda perfeita para o vídeo que o país viu na última semana. Nele, vários jovens, estudantes universitários, foram atrás de três árbitros igualmente jovens e encheram-nos de insultos e agressões, enquanto estes, de costas voltadas, procuravam a segurança do respetivo balneário.

O que mais incomoda naquelas imagens não são as agressões em si. Incomoda particularmente que os agressores sejam estudantes universitários, jovens que deviam pertencer à elite intelectual do país e que tiveram comportamentos próprios de animais. O que é que estava em causa naquele jogo? O título nacional universitário. Não era dinheiro, nem fama. Nada justifica que uma mão cheia de jovens desate a agredir de forma tão cobarde outras pessoas.

Dar uns 'apertos' a árbitros era relativamente banal até há uns 20 ou 30 anos - e até, de alguma forma, socialmente aceite. Da mesma forma outras aberrações eram socialmente aceites, como a violência doméstica ou maus tratos sobre animais. A sociedade evoluiu, todos somos mais exigentes e conscientes das injustiças. A violência no futebol não é um fenómeno novo, mas tem sido mais visível desde que cada pessoa tem um smartphone à mão. E ainda bem. Assim todos podemos ver e julgar tais atitudes, responsabilizando e condenando os seus autores. Mesmo que sejam parte de uma elite intelectual deste país.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0