Saída de Campo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Ninguém fica a ganhar

Aos olhos de um leigo em Direito, daquilo que se conhece do processo E-Toupeira pode ser estranho que as ações de uma pessoa tão influente como era Paulo Gonçalves no Benfica não tenham consequências para a SAD encarnada, com os argumentos de que não desempenhava funções de liderança na área em causa e cuja atuação não foi do conhecimento da administração – ponto que mereceu um puxão de orelhas ao trabalho do Ministério Público. Mas as decisões de três juízes, de dois tribunais diferentes, assentes numa longa argumentação legal, foram no mesmo sentido relativamente à responsabilidade da sociedade, embora tenha havido variações importantes relativamente aos outros três arguidos, todos eles muito mais penalizados pela decisão de segunda instância. São as regras de um Estado de Direito.

A futebolização da Justiça, como de outros pilares da sociedade, faz com que esta decisão seja lida muito em função das cores clubísticas de quem a vê. Para Sporting e FC Porto, como se percebeu pelas posições públicas tomadas ontem, foi uma derrota; para o Benfica, uma vitória. Mas as ações pelas quais Paulo Gonçalves irá sentar-se no banco dos réus serão sempre uma mancha que atingiu o clube, pelo menos aos olhos da opinião pública. Vistas as coisas assim, talvez ninguém tenha ganho.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.