Saída de campo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

O futuro está aí

Benfica ou FC Porto: quem dos dois for campeão dá desde já um primeiro passo para o futuro. A entrada na Champions garante mais de 40 milhões de euros, aos quais se somam os valores dos contratos comerciais, bilheteira e marketing, e ainda podem somar muitos mais, seja pelos resultados desportivos, seja pela valorização de jogadores na principal prova de futebol a nível global. O segundo classificado também lá pode chegar – mas precisará sempre de passar por duas rondas, com os riscos que existem sempre no futebol, mesmo tendo garantido o estatuto de cabeça de série.

Os dois clubes já beneficiaram desse ‘jackpot’ da Champions na época passada – mais no caso dos dragões – e podem cavar um fosso financeiro ainda maior para a concorrência interna. Mas há um detalhe que pode ser ainda mais relevante, embora não se saiba ainda concretamente como e de que forma: os pontos obtidos pelos clubes na próxima época entram no ciclo de cinco anos imediatamente anterior a 2024/25, temporada em que deverá ser aplicado um novo modelo para as competições europeias. Se a lógica atual dos ciclos de cinco anos se mantiver, então quem quiser chegar a 2024 numa posição favorável para entrar no clube dos ricos tem de começar já a pensar nisso. Este campeonato está muito longe de valer apenas um troféu.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.