Bloco baixo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

O pecado do vídeo-árbitro

É inegável que, apesar de alguns tropeços, o vídeo-árbitro reduziu o número de erros de arbitragem nesta edição da Liga, com isso evitando algumas injustiças. Mas, tal como seria de esperar neste cada vez mais previsível futebol português, o barulho é mais ensurdecedor do que nunca. Afinal, agora há mais um elemento cujas decisões podem ser questionadas e colocadas em causa.

Qualquer análise séria chegará à conclusão que a introdução do VAR trouxe benefícios à competição. Contudo, é muito provável que a perceção da maioria dos adeptos, naturalmente condicionados pela chinfrineira das máquinas de propaganda dos clubes, seja o contrário. Tudo porque é do interesse de quase todos que o foco da discussão seja esse e não outro.

O maior 'pecado' do VAR foi ter sido, a determinado momento, visto (e, de certa forma, 'vendido') como a ferramenta que iria acabar com as grandes polémicas no futebol português. Grande expectativas, expetativas irreais, que, obviamente, não se cumpriram. Porque o que nasce torto nunca se endireita.

A Liga e a FPF já se entenderam e haverá vídeo-árbitro pelo menos mais uma temporada em Portugal. Mas é preciso que os clubes assumam: querem mesmo ter o vídeo-árbitro ou vão continuar a descredibilizá-lo, questionando a sua idoneidade de cada vez que houver um erro ou, pior que isso, apenas um entendimento diferente sobre o mesmo lance? Porque se é para continuar assim, já bastava um árbitro para ser saco de pancada.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais