Bloco baixo

O pontapé do burocrata

Aleksander Ceferin é um burocrata esloveno, um advogado que possivelmente nunca deu um pontapé numa bola, bem ao contrário do antecessor, Michel Platini. Mas parece que estas características parecem fazer dele o presidente ideal para a UEFA nos dias que correm.

Ceferin, por aquilo que já mostrou, tem o sentido prático necessário para tentar mexer no que não está bem, cortando a direito e enfrentando quem tem poder, em especial a meia dúzia de clubes e federações que colocam o dinheiro a girar. O fair play financeiro, uma vitória de Platini, era uma boa ideia, mas já se percebeu que facilmente é contornado por clubes que recebem de milionários de bolsos bem fundos. Por isso, Ceferin pensa em ir mais longe, tentando estabelecer regras que permitam a sobrevivência do futebol como um desporto democrático e transversal a todos, sejam ingleses ou albaneses.

As ideias ontem divulgadas pela 'Gazzetta dello Sport' - a instituição de tetos salariais, limites no número de jogadores por clube e um imposto de luxo - poderão ser difíceis de implementar ou, pior ainda, fáceis de contornar. Mas revelam que a UEFA, em especial o seu presidente, está atenta e preocupada com o crescimento galopante do volume de verbas envolvidas nas transferências, sempre gastas pelos mesmos suspeitos.

Fazer da Champions um condomínio ainda mais fechado do que já é atualmente será levá-la à saturação e, eventualmente, matá-la. E não se mata a galinha dos ovos de ouro.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.