Bloco baixo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

O problema não és tu...

O país acordou nas últimas semanas para um cenário previsível e quase anunciado: o futebol em dia de eleições. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) desaconselha que haja espetáculos desportivos em dia de ida às urnas e os números das últimas legislativas (2015), as primeiras de sempre em dia de futebol, até podem confirmar a tese: foram as eleições para a Assembleia da República com a maior taxa de abstenção (44,1%).

A história repetiu-se nas presidenciais de 2016, ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, mas aí a abstenção até foi inferior à de 2011, um domingo livre de futebol. É verdade que, dos três grandes, apenas o FC Porto esteve em campo nesse 24 de janeiro, mas os dados talvez permitam explicar que o futebol pouco tem a ver com o afastamento dos eleitores.

Basta ver o histórico da evolução da participação em eleições em Portugal desde 1975 para perceber que o afastamento dos cidadãos é progressivo, mesmo que só tenham coincidido com jogos de futebol nas duas últimas idas às urnas. É um problema bem mais profundo, que está longe de ser exclusivo do nosso país, e quem tem a ver com a ausência de identificação com os atores do espaço político.

Os cidadãos que quiserem ir votar, votarão. Terão um dia inteiro para o fazer, enquanto o futebol lhes 'roubará' apenas algumas horas. Se querem 'fechar' o futebol, que desliguem as televisões, fechem também as praias ou os centros comerciais, locais onde seguramente haverá mais gente do que nos estádios de futebol. O problema não é o futebol; a política.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.