Saída de campo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Os piratas

A eurodeputada Ana Gomes tem sido uma das vozes mais defensoras da proteção aos chamados 'whistleblowers', denunciantes de atividades ilegais, categoria onde tem incluído Rui Pinto. Na entrevista que concedeu ao Record, volta a defender o 'hacker' que vai responder por alegado desvio de documentos confidenciais da Doyen e do Sporting, desejando que o jovem se torne num aliado das autoridades.

Até agora, ninguém confirmou, nem o próprio, que Rui Pinto é também o autor do ataque informático às contas de email do Benfica. E há razões para duvidar, até porque o modus operandi do Football Leaks foi substancialmente diferente. Neste caso, foram divulgados documentos específicos, onde havia indícios de práticas criminosas ou, pelo menos, informação relevante aos olhos do público, como alguns salários do futebol; no caso do Benfica, foram despejadas na internet caixas de correio inteiras, com muita informação pessoal e irrevelante junto a outras de interesse público que mereceram a atenção das autoridades.

Numa coisa, Ana Gomes tem razão: os nossos investigadores não podem ignorar os documentos que o 'hacker' recolheu (ou roubou, depende do ponto de vista). Porque ali podem estar indícios de crimes mais lesivos do Estado, cometidos por verdadeiros piratas, do que a pirataria informática.

7
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais