Bloco baixo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Pela boca ganha Vitória

As conferências de imprensa de Rui Vitória não são, convenhamos, as preferidas dos jornalistas. O treinador do Benfica é um homem sensato, que raramente perde o pé e ainda mais raramente dispara em direção a algum rival. Que me lembre, fê-lo uma vez nesta época e depois de ter visto os calos muitas vezes apertados por Jorge Jesus. Nessa altura, já em finais de dezembro, foi curto e grosso, não deixando nada por dizer. E deu muitos e bons títulos de jornal.

Ontem, mais uma vez, Vitória meteu água fria nos temas quentes da semana: o castigo a Slimani e a nomeação de João Capela para o Académica-Benfica. E nem quando foi recordada a sua história com o árbitro de Lisboa (há pouco mais de um ano, ainda no V. Guimarães, no calor de uma derrota no Bessa, prometeu-lhe que nunca mais o cumprimentaria), o treinador foi minimamente polémico. Mais uma vez, uma desilusão para quem gosta de ‘sound bites’ e declarações bombásticas.

Quando as coisas corriam mal ao Benfica dentro de campo, Vitória era um poço de problemas e defeitos, em questões táticas, de liderança e de comunicação. Os maus resultados, como quase sempre quando se analisa uma equipa de futebol, eram o princípio e o fim de todas as análises. Agora, porque o Benfica vive o melhor momento da época e até pode superar todas as expectativas, Vitória é um poço de virtudes.

A verdade estará algures no meio, mas a coerência da comunicação do técnico desde o escaldante confronto da Supertaça tem sido uma mais-valia para o seu trabalho no Benfica. O líder de uma equipa não pode variar entre a euforia e a depressão, não pode falar de peito feito num dia e encolher-se no dia seguinte. Vitória foi coerente desde o primeiro dia – ganhou o respeito de quem o ouve, desde jornalistas a adeptos, passando sobretudo pelos jogadores. Pode não ter sido isso que transformou a temporada do Benfica, mas de certeza que ajudou e muito.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.