Bloco baixo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Remoinho de milhões

Os dados revelados ontem pelo Transfer Matching System (TMS) são esmagadores: até ontem, dia 25 de julho, só os clubes das cinco principais ligas da Europa, gastaram mais de mil milhões de euros em 146 contratações durante o ano de 2016. É o maior valor de sempre registado a esta data e, atenção, ainda não engloba nenhum dos negócios milionários que se perspetivam para breve: Paul Pogba da Juventus para o Manchester United e Gonzalo Higuaín do Nápoles para a Juventus. Só estas duas mudanças vão acrescentar mais de 200 milhões de euros ao bolo!

Os números têm tantos algarismos que às tantas se tornam quase impossíveis de ler, mas não é preciso entendê-los na perfeição para perceber que estamos a entrar de vez num remoinho de milhões e mais milhões. Os ingleses estão de bolsos cheios com o novo acordo de televisão e, com isso, provocam o efeito dominó pelo resto do continente, distribuindo dinheiro que depois é gasto em cascata - e até algumas 'pingas', mais ou menos pesadas, acabam por chegar a Portugal.

Pagar 120 milhões de euros por Paul Pogba pode parecer uma loucura, sobretudo quando comparamos com o negócio de Cristiano Ronaldo. Mas o médio francês, cuja qualidade não pode ser posta em causa por causa de um Europeu abaixo das expetativas, será apenas fruto do contexto. Isto é: há duas ou três temporadas, ninguém pagaria tanto dinheiro por este Pogba; da mesma forma, se Cristiano Ronaldo tivesse agora 24 anos (a idade que tinha quando se mudou do Manchester United para o Real Madrid), facilmente ultrapassaria os 200 milhões de euros.

Os recordes existem para ser batidos. No futebol, não surpreende que os números cavalguem de forma tão vertiginosa, sobretudo quando já se percebeu que há muita gente interessada em fazer rodar os jogadores para ganhar comissões a cada negócio. A palavra já pouco vale e já entrámos na era em que os contratos também já valem pouco. Afinal, como dizem os norte-americanos, é o dinheiro que faz o mundo girar.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.