Bloco baixo

Sérgio Krithinas
Sérgio Krithinas Diretor Adjunto

Vamos falar sobre o VAR?

A introdução do vídeo-árbitro (VAR) na Liga NOS da próxima temporada promete ser uma revolução no futebol português, mas depois do anúncio impactante e do interesse gerado pela experiência na final da Taça de Portugal, a verdade é que tem sido um assunto pouco debatido, pelo menos de forma séria e construtiva, em Portugal. Na Taça das Confederações, houve pelo menos dois erros graves e os críticos do VAR focaram-se neles, esquecendo algumas boas decisões tomadas com recurso às imagens de televisão. Até porque tanto o penálti não assinalado contra Portugal no jogo com o Chile e a expulsão perdoada a Jara, na final, não decorreram de erros do vídeo-árbitro; foram ambos erros dos árbitros em campo - um deles recusou rever as imagens, o outro reviu... e decidiu mal.

O vídeo-árbitro está longe de ser o comprimido que vai afastar todos os males no futebol português. E até acredito que criará alguns focos de tensão extra que podem ser prejudiciais, até porque o nível da discussão futebolística no nosso país já chegou ao vale-tudo. Também tenho dúvidas sobre as suas consequências no jogo, sobretudo pela forma como pode quebrar o ritmo. Mas se for utilizado como o International Board defende que deve ser - para alterar decisões claramente erradas -, será uma ajuda. Desde, claro, que todos o queiram perceber.

Até lá, e quando falta menos de um mês para o arranque da Liga, ainda há coisas a definir. Por exemplo, como será feita a avaliação dos árbitros e qual o peso que as interferências do VAR terão na nota final e também quais os critérios de nomeação. Pode parecer um pormenor, mas é isto que se anda a discutir há anos.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.