Susana Torres
Susana Torres

Prioridades

ç"Muitos dos fracassados da vida são pessoas que não se aperceberam de como estavam perto do sucesso quando desistiram"

Thomas Edison

O sucesso é alcançado por aqueles que sabem estabelecer prioridades e se focam nelas independentemente das distrações que possam aparecer. Muitos de nós gostaríamos de conseguir traçar melhor as prioridades. Não é tarefa fácil, mas é algo que as pessoas mais bem-sucedidas do mundo aprenderam a fazer. Uma das estratégias para estabelecer prioridades mais usadas por pessoas que alcançam grandes níveis de sucesso prioridades, consiste num método de 6 perguntas:

ISTO ESTAVA PLANEADO? – São pessoas que não deixam que as falsas emergências dos outros se tornem as suas prioridades. Têm um pensamento estratégico, tudo está previsto num plano e não têm tempo para ir atrás de tudo aquilo que outros definem como urgente. É a grande diferença entre ser ATIVO ou REATIVO!

ISTO PERTENCE-ME? – As pessoas de maior sucesso têm bem claro que nem tudo lhes pertence. Se alguém se dirige a ti com raiva, agressividade ou má educação, é importante que tenhas consciência que isso é propriedade da pessoa que o carrega. Podes simplesmente recusar-te a aceitar esse ‘presente’.

SENTES QUE ISTO É CERTO? – A tua intuição sobre as pessoas e as situações é algo ao qual deves prestar atenção. Quantas vezes já fizeste algo e pensaste "eu sabia que isto não era o certo"?

ISTO É A MINHA PAIXÃO? – As pessoas de maior sucesso sabem estabelecer as prioridades com base naquilo que lhes dá maior prazer.

ISTO AJUDA-ME A CRESCER? – Se as tuas prioridades não estão relacionadas com o teu desenvolvimento enquanto pessoa ou profissional nem com o intuito de atingir os teus objetivos, então a probabilidade de não os alcançares é grande.

ISTO AJUDA-ME A LIDERAR? – Todos nos criamos influência à nossa volta: ou influenciamos os outros de forma positiva ou fazemos precisamente o contrário.

Muitas das vezes estamos mais perto do sucesso do que imaginamos, mas a vida é muito dinâmica e acontecem imprevistos. Saber nestes momentos traçar prioridades é algo fundamental. Quando não o fazemos, chegamos muitas vezes à conclusão de que colocámos a atenção no sitio errado, nas falsas urgências das outras pessoas.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.