Record

Alta performance

Susana Torres
Susana Torres

Comunicação

Um dos pressupostos da Programação Neurolinguística diz que "é impossível não comunicar". Comunicamos a todo o momento e em todas as situações, quer tenhamos consciência disso ou não. Quando entramos num contexto, ainda que não digamos absolutamente nada, vamos estar a comunicar com a nossa linguagem não-verbal. Partindo deste pressuposto, as perguntas que devemos fazer são: o que estou a comunicar quando me apresento no treino? O que estou a comunicar dentro de campo? O que estou a comunicar mesmo quando não abro a boca? O que estou a comunicar quando me sento no banco?

Estas perguntas levam-nos para uma tomada de consciência que é extremamente importante nos jogadores. A nossa postura é uma forma de comunicação; a forma como direcionamos o olhar numa conversa com o treinador também. Quando um jogador está descontente, deixa que esse descontentamento seja percetível através da sua linguagem não-verbal e das micro-expressões. Em Alta Performance, sabemos que a nossa fisiologia e os nossos pensamentos condicionam o nosso estado emocional e é assim que vamos para a ação, quer seja treino, jogo ou uma simples conversa. Há determinados estados emocionais que só nos prejudicam na hora de obter foco e concentração para atingir a melhor performance e é por isso que não devemos comunicar descontentamento, mas sim uma atitude positiva que nos aproxima dos resultados.

Um dos trabalhos que fazemos em Alta Performance é alterar a nossa comunicação. Tendo consciência do que estamos a comunicar, conseguimos fazer algumas correções que, a seu tempo, serão percebidas pelos outros volta e terão impacto na perceção que têm de nós. Tudo isto faz parte de um processo de influência que o jogador deve exercer sobre aqueles que o rodeiam, conseguindo criar condições mais favoráveis a um melhor desempenho.

Se o momento não é favorável, se os resultados que pretende não estão a acontecer, convém ter em atenção este aspeto da comunicação, pois muitas vezes em momentos maus a nossa postura e atitude só agravaa a situação. Quando queremos resultados, precisamos comunicar com eficácia, pois este é um trabalho de equipa. Sozinhos não vamos a lado nenhum.
Deixe o seu comentário