Alta performance

Susana Torres
Susana Torres

A final é já hoje

Uma das coisas mais interessantes que observo no futebol é que uma grande maioria dos jogadores e treinadores encara os últimos jogos da época como se estes fossem finais. É frequente ouvi-los a dizer "temos de encarar os próximos jogos como se de finais se tratassem". Só a palavra 'final' já significa que não há outra oportunidade e que precisamos de dar tudo. Esta forma de olhar o jogo, como se ele representasse uma final, é algo que ativa automaticamente a performance dos jogadores e o seu foco máximo, pois eleva a responsabilidade individual.

No início da época acontece exatamente o contrário. Todos começam com o sentimento de que esta será a época em que querem ter grandes resultados, mas rapidamente se deparam com obstáculos - decisões do treinador, interação entre colegas, adaptação mais ou menos difícil ao país onde começaram jogar, as lesões. A época é longa, portanto as coisas podem ser levadas com alguma calma. E é frequente ouvir que ainda há muito para jogar. Quando achamos que temos tempo e nada fica decidido com este jogo, a necessidade não é tão elevada, existe uma tendência para a desculpabilização e justificação e a atenção acaba por ir para os problemas normais que existem sempre dentro das equipas.

O que aconteceria, então, se jogadores e treinadores tivessem a capacidade de olhar para todos os jogos como se de uma final se tratasse? O que veríamos em campo se uma equipa decidisse ter 34 finais para jogar? Sem desculpas, sem tempo, sem plano B, apenas com a intenção assumida de ganhar cada uma delas. No trabalho que faço com os jogadores, definimos o nosso objetivo para a época e sabemos que para o alcançar todos os jogos contam e que não temos tempo a perder. Vamos à procura do 'mindset' certo e de desenvolver as competências necessárias para alcançar o objetivo a que nos propomos, não deixamos as coisas para o fim. Nunca deixes para amanhã o que podes fazer hoje!

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0