Record

Alta performance

Susana Torres
Susana Torres

Até à excelência

Recentemente tive a oportunidade de acompanhar um piloto no Rali Vinho Madeira, numa daquelas provas que se veio a revelar exigente, com condições anormais e onde, a certa altura, tudo parecia estar destinado a ser um desafio falhado. As condições meteorológicas estavam instáveis, o que condicionou a escolha dos pneus, e houve alguns problemas técnicos a partir do segundo dia e que se agravaram ao longo da prova.

Quando o cenário é de adversidade, e o desafio parece estar fora do nosso alcance, algo tem se surgir na cabeça de um piloto que o leve a decidir vencer as contrariedades, assumir os riscos e surpreender com resultados. O que será? O que faz com que se consiga arregaçar as mangas, manter a resiliência e fazer tudo aquilo que é preciso fazer para alcançar o objetivo proposto? Por um lado, foi essencial encontrar soluções para os inúmeros desafios que iam surgindo, e dirigir toda a ATENÇÃO PARA OS FATORES INTERNOS, nomeadamente aquilo que podia ser influenciado e controlado pelo piloto e pela sua equipa. Isto levou a um novo foco, determinação, vontade de vencer, ataque imediato aos imprevistos e um grande espirito de união face aos constantes desafios. A palavra que estava sempre presente era "como" – Como se resolve? Como lidamos? Como contornamos? Como fazemos?

Por outro lado, em alta performance é essencial obter a MAIOR EFICIÊNCIA MENTAL para conseguir ser eficaz nos resultados, a capacidade de tomar uma decisão e agir em simultâneo é fundamental quando tudo acontece em segundos, houve por isso um treino específico que permitiu retirar a máxima performance cerebral minimizando assim as indecisões, incertezas, hesitações, dúvidas e obtendo rapidez de reação, algo fundamental quando se está ao volante de um automóvel em alta velocidade.

Igualmente importante foi REDEFINIR OS OBJETIVOS. É diferente querer fazer o melhor resultado possível ou passar para a liderança do campeonato. O segundo é bem mais especifico e exige trabalhar coisas bem diferentes. Depois de definido o objetivo, foi importante partilhá-lo com a restante equipa. Durante uma prova desta natureza todos são importantes e contribuem para o sucesso ou insucesso. Liderar a equipa com eficácia e inteligência, sabendo retirar o melhor de cada um em momentos de grande pressão e exigência, levando-os a ACREDITAR QUE É POSSÍVEL, levou à liderança do campeonato europeu. Parabéns a todos!
Deixe o seu comentário