Alta performance

Susana Torres
Susana Torres

Enfrentar a imprensa

Nem sempre é fácil falar para a comunicação social ou em qualquer outra situação em que nos sentimos expostos perante uma audiência. Lembro-me do Éder me ligar às 7 da manhã, na altura do Europeu, logo após a Seleção ter chegado a Marcoussis, porque ia estar na conferência de imprensa. Ainda meio ensonada, disse-lhe que ele estava farto de falar para jornalistas e que isso não deveria ser um problema... Mas ele confessou: "Vou ser eu de um lado e eles do outro, eles são muitos e com câmaras que mais parecem metralhadoras apontadas para mim."

O Éder estava ansioso, com receio das perguntas, a pensar que talvez lhe fossem pregar rasteiras, induzir coisas, deixá-lo desconfortável. Percebi que talvez fosse mais difícil para ele ter de lidar com a situação do que com a pressão dos jogos, pelo que decidi propor-lhe algumas estratégias:
1 - ENDIREITA AS COSTAS, põe o o peito para fora, levanta o queixo e adota uma postura firme, que transmita confiança.
2 - Sempre que responderes a uma pergunta, INTRODUZ UM OUTRO ASSUNTO, algo sobre o qual te sintas à vontade para falar.
3 - Utiliza e GERE OS SILÊNCIOS. Não há nada mais incómodo do que o silêncio. Isso capta a atenção e pode intimidar quem faz a pergunta.
4 - OLHA NOS OLHOS da pessoa que te faz a pergunta.
5 - TRATA SEMPRE AS PESSOAS PELO NOME, o que cria uma relação e elimina uma agressividade na forma como te efetuam as questões.
6 - Sempre que te sentires desconfortável, USA O HUMOR NA RESPOSTA. Saber brincar com alguns assuntos quebra o gelo e aproxima as pessoas.

No caso do Éder, a pergunta que ele mais temia surgiu. "Éder, quem vai ser o melhor marcador?" Ele esperou, sorriu e respondeu em tom de brincadeira "Talvez seja eu!"

Esta conferência de imprensa ficou na memória do Éder e de todos os jornalistas, pela forma simpática, calma e divertida com que lidou com as diversas abordagens. No final ele estava muito feliz, disse que a todo o momento estava preocupado em corrigir a postura e em transmitir confiança. O Éder não foi o melhor marcador do Europeu, mas conseguiu um feito tão ou mais importante!

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.