Alta performance

Susana Torres
Susana Torres

Erro: oportunidade de aprender

Depois de um erro, como é que recuperas o teu foco? O processo de tomada de decisões está constantemente a acontecer e, quantas mais tomamos, mais facilmente nos distraímos. Por isso é importante tomar poucas decisões, as importantes, as estratégicas. Numa situação em que colocamos a atenção em inúmeras coisas, há uma espécie de multitasking cerebral que nos retira o foco daquilo que é prioritário. O cérebro entra em estado de fadiga – o chamado burnout. O que podes fazer?

PÁRA DE PRESTAR ATENÇÃO A TUDO À TUA VOLTA, às notícias, ao que dizem, às opiniões, pára de fazer zapping com todas as coisas.

PROCURA INFORMAÇÃO COM INTENÇÃO, informação importante para as decisões que queres tomar, que fazem parte da tua estratégia. Quando te focas numa única coisa, vê o que acontece.

Precisas de DEFINIR BEM A TUA MISSÃO, o que queres fazer, uma intenção bem clara sobre o teu futuro. Esta é a melhor forma de começares a minimizar erros, falhas, problemas e opiniões, esta é a única forma de te manteres fiel aos teus objetivos e àquilo que pretendes. Quando temos esta intenção bem definida, montamos uma estratégia e seguimos um plano, lidamos melhor com os desafios e com os erros. A melhor aprendizagem é aquela que vem depois de um erro.

Infelizmente, alguns de nós, pela pressão social, acabamos por dar um significado menos bom aos erros, como se eles nos definissem, e tendemos a julgar o outro pelos erros. Esquecemo-nos que é precisamente durante os erros que nos formamos enquanto pessoas, atletas, e campeões. Há duas coisas que nos levam até à excelência, os ERROS e a PRÁTICA!

Os grandes atletas sabem que o foco desaparece quando começamos a prestar atenção a tudo à nossa volta. Por isso têm uma linguagem positiva, comunicam as suas intenções, possuem clareza sobre os seus erros e tratam de os corrigir, estão numa procura constante de progresso e melhoria de performance e assumem a responsabilidade. Quando um jogador diz no final de um jogo "Podia ter feito melhor. Nada posso fazer agora. Estou mentalmente preparado para isto, não posso voltar a trás. Faz parte do meu crescimento" significa que sabe exatamente para onde vai e como lá chegar!

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais