Alta performance

Susana Torres
Susana Torres

Falta de eficácia

Quando os resultados não aparecem, é comum ouvirmos que equipa está a treinar bem, dá o máximo, faz jogos muito bons, tem posse de bola, cria oportunidades de golo, mas não ganha o jogo. A conclusão mais frequente é não estamos a conseguir ser eficazes ou temos falta de sorte. Quando isto se prolonga no tempo, começamos a justificar a falta de eficácia com problemas de foco, motivação, ansiedade e falta de confiança. Então, se tudo isto que está a acontecer são coisas que consigo observar, onde está o verdadeiro problema? Porque não consigo resolvê-lo? Porque não conseguimos, apesar de aparentemente estarmos a fazer tudo bem, finalizar? A resposta a estas perguntas vale OURO e permite-nos levar a equipa para outro nível.

A questão é que não estamos a fazer as perguntas certas. Aquilo que deveríamos estar a perguntar aos jogadores não é sobre ansiedade, confiança, foco e motivação, nem tão pouco porque não conseguem aceder a estes recursos, mas sim onde é que se encontram. Uma das perguntas que posso fazer a um jogador é: quais as características que consegues observar nos jogadores que para ti são uma referência a finalizar? Ao colocarmos o jogador a pensar nas coisas boas e eficazes que as referências dele estão a fazer, o foco sai do seu comportamento em campo e passa para um COMPORTAMENTO DE EXCELÊNCIA.

Outro dos exercícios que podemos fazer com os jogadores é que indiquem um treinador que já tenha trabalhado com eles (excluindo o atual) e que mencionem a característica que mais gostavam nele. Teremos um plantel inteiro a dizer aquilo que mais valoriza num técnico, feedback essencial para verificar a INFLUÊNCIA E AUTORIDADE CONQUISTADA por parte do treinador. Sendo que este é o tipo de autoridade que mais potencia uma LIDERANÇA EFICAZ.

Quando temos problemas queremos as respostas, mas sempre fazemos as perguntas certas que nos podem dar pistas sobre como desbloquear a performance dos jogadores. O verdadeiro problema na concretização de objetivos não é observável - é antes o significado que estamos a dar àquilo que está a acontecer. Perceber este significado, o que está por trás do que observamos, é entrar nos PROCESSOS MENTAIS DO JOGADOR e perceber porque é que ele faz o que faz, e porque é que tem os resultados que tem.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0