Alta performance

Susana Torres
Susana Torres

Lidar com as expectativas

Há jogadores que têm épocas brilhantes, atingem patamares muito elevados e batem os seus recordes. Mas muitas vezes passam depois momentos por complicados, em que a performance fica aquém dos níveis antes apresentados. É razão para questionar o que causa uma queda tão abrupta. A maioria dos jogadores procura evoluir e atingir o seu máximo, mas quando os resultados são brilhantes ficam de certa forma reféns deles. Ou seja, depois de atingir determinados resultados não podem fazer nada inferior.

Quando um jogador tem por objectivo trabalhar a sua máxima performance existe um processo de melhoria constante. O foco está em ser melhor a cada dia, a cada treino e a cada jogo, e todo o planeamento passa por concorrer contra si próprio. O maior desafio depois de atingir grandes objetivos é manter o ritmo; quando isto é conseguido, surge normalmente a recompensa – um melhor contrato ou uma equipa de nível superior.

Depois, para evoluir na carreira, é preciso deixar a zona de conforto e abraçar novos desafios. Quando lá chegamos, surgem novamente as dores de crescimento, a adaptação a uma nova realidade, que nos obriga a começar por baixo, a ter de desenvolver novas competências e provar valor. Crescimento é isto.

O problema é que muitas vezes não nos preparamos mentalmente para esta situação e não respeitamos o período de adaptação. O desejo de grandes desempenhos, influenciado normalmente pelos investimentos astronómicos que os clubes fazem, pela impaciência dos adeptos e a análise cada vez mais exaustiva por parte dos media, provocam um stress acrescido e exigem que o jogador se sinta obrigado a ter desempenhos robotizados. Por vezes, este é o preço a pagar pelo crescimento.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.